ANTT/ATR

Todo ônibus utilizado em fretamento interestadual, deverá anualmente ou semestralmente (conforme o ano de fabricação), realizar inspeção de segurança veicular a fim de verificar se o mesmo, encontra-se apto a transporte de passageiros.

Para realização desta inspeção deverá o proprietário, dirigir-se com o veículo a MASTER, munido dos seguintes documentos:

  • Documento do veículo;

  • Documento de identificação do condutor,

Após a realização da inspeção, caso o mesmo tenha sido aprovado, a Master Inspeção , gerará um Certificado de Segurança Veicular (CSV), com validade para 01 ano ou 06 meses conforme ano de fabricação, onde deverá ser de porte obrigatório junto a documentação do veículo a fim de ser apresentado mediante uma fiscalização.

Inspeção de Qualidade para Seguradoras

No momento da realização do seguro do veículo, as seguradoras poderão previamente exigir uma inspeção de segurança veicular a fim de verificar se o mesmo, encontra-se apto a circular em vias públicas conforme legislação vigente.

Para realização desta inspeção deverá o proprietário, dirigir-se com o veículo a Master Inspeção, munido dos seguintes documentos:

  • Documento do veículo;

  • Documento de identificação do condutor;

Após a realização da inspeção, caso o mesmo tenha sido aprovado, a Master Inspeção, gerará um Certificado de Inspeção Veicular, com validade para 01 ano, onde este deverá ser apresentado a Seguradora a fim de regularizar seu contrato de seguro.

Inspeção Veicular em CIV

Todo veículo que transporta produtos perigosos realizar uma inspeção veicular periódica para verificação se o veículo, encontra-se apto a transportar produtos perigosos.

Para realização desta inspeção deverá o proprietário, dirigir-se com o veículo a Master Inspeção, munido dos seguintes documentos:

  • Documento do veículo;

  • Documento de identificação do condutor,

  • CIV anterior;

  • Certificado válido de cronotacógrafo (quando aplicável);

  • Certificado de descontaminação (quando aplicável).

Após a realização da inspeção, caso o mesmo tenha sido aprovado, a Master Inspeção, gerará um Certificado de Inspeção Veicular (CIV), com validade conforme o ano de fabricação do veículo, onde deverá ser de porte obrigatório junto a documentação do veículo a fim de ser apresentado mediante uma fiscalização.

Opacidade / Análise de Gases

O procedimento de inspeção laudo de opacidade e análise de gases poderá ser realizado para veículos de frotas que atuam em empresas privadas e empresas públicas, visando dessa forma obter uma melhor atividade, além de estarem dentro dos parâmetros exigidos por lei. Essa inspeção visa maior qualidade nos veículos e proteção a todo o meio-ambiente.

O serviço de inspeção laudo de opacidade e análises de gases segue as normas do CONOMA e do IBAMA em diversos tipos de veículos, garantindo um serviço de excelência na área ambiental. Os técnicos que realizam essa atividade são capacitados e atendem as atividades em automóveis, máquinas e outros instrumentos necessários.

Para realização desta inspeção deverá o proprietário, dirigir-se com o veículo a Master Inspeção, munido dos seguintes documentos:

  • Documento do veículo;

  • Documento de identificação do condutor;

Após a realização da inspeção, caso o mesmo tenha sido aprovado, a Master Inspeção , gerará um Certificado de Inspeção, com validade para 12 meses, onde este deverá ser apresentado fim de regularizar seu contrato.

Ruído

Essa inspeção analisa todas as características na questão de segurança encontradas em um determinado automóvel e verificar se o seu nível sonoro está sendo reproduzido da maneira correta, sem ser crítico. A inspeção laudo de ruído é feita por medições que visam compreender e corrigir a emissão desse som.

Para realização desta inspeção deverá o proprietário, dirigir-se com o veículo a Master Inspeção, munido dos seguintes documentos:

  • Documento do veículo;

  • Documento de identificação do condutor;

Após a realização da inspeção, caso o mesmo tenha sido aprovado, a Master Inspeção , gerará um Certificado de Inspeção Veicular, com validade para 12 meses, onde este deverá ser apresentado fim de regularizar seu contrato.

Veículos Modificados

Todo veículo que deseja realizar uma modificação, sendo elas (alguns exemplos):

  • Mudança de Carroceria;

  • Combustível;

  • Mudança de Espécie / Tipo;

  • Mudança de Capacidade / Potência / Cilindrada;

  • Instalação ou Remoção de Tanque Suplementar;

  • Instalação ou Remoção de Eixo Suplementar (3º Eixo);

  • Adaptações para motoristas portadores de necessidades físicas;

  • Alteração de lotação;

  • Inclusão de duplo pedal de comando (aprendizagem);

  • Blindagem;

  • Alteração de suspenção;

  • Visual;

  • Cabine suplementar;

  • Sistema de Iluminação;

  • Ambulância;

  • Funeral;

  • Demais permitidas (conforme legislação vigente).

Tendo este veículo com a pretensão de ser “modificado”, o mesmo antes de realizar a modificação, deverá dirigir-se ao Detran do estado de onde o mesmo encontra-se emplacado, realizar uma vistoria prévia a fim de constatação se o mesmo pode ser modificado. Após a realização desta, deverá este realizar a modificação autorizada pelo Detran e após a conclusão desta modificação, deverá ser realizada uma “inspeção veicular para mudança de características”, para verificar se as alterações foram realizadas corretamente conforme parâmetros de legislação vigente.

Para realização desta inspeção deverá o proprietário, dirigir-se com o veículo a Master Inspeção, munido dos seguintes documentos:

  • Autorização para “mudança de características” junto ao Detran de onde o veículo é emplacado;

  • Documento do veículo;

  • Documento de identificação do condutor,

  • Notas fiscais de peças e serviços (usadas para conserto do veículo);

  • CAT (quando aplicável).

Após a realização da inspeção, caso o mesmo tenha sido aprovado, a Master Inspeção, gerará um Certificado de Segurança Veicular (CSV), com validade para 30 dias, onde deverá ser protocolado junto ao Detran pelo proprietário do veículo, para que o mesmo seja licenciado com as suas novas características.

Todo veículo que sofre um acidente, a autoridade trânsito gera no sistema um dano, sendo eles:

  • Pequena monta: quando a colisão não afeta a estrutura do veículo (não necessita de inspeção);

  • Média monta: quando é afetada a parte estrutural do veículo (necessita de inspeção);

  • Grande monta: perca total (para sua recuperação se faz necessário processo no Detran, sendo proibida inspeção).

Tendo este veículo gerado um dano de “média monta”, após o conserto deste, deverá ser realizada uma “inspeção de segurança veicular de baixa de sinistro”, para verificar se o mesmo está em condições de circular em vias públicas a fim de desbloquear o mesmo junto ao Detran.

Para realização desta inspeção deverá o proprietário, dirigir-se com o veículo a Master Inspeção , munido dos seguintes documentos:

  • Autorização para “baixa de sinistro” junto ao Detran de onde o veículo é emplacado;

  • Documento do veículo;

  • Documento de identificação do condutor,

  • Notas fiscais de peças e serviços (usadas para conserto do veículo).

Após a realização da inspeção, caso o mesmo tenha sido aprovado, a Master Inspeção, gerará um Certificado de Segurança Veicular (CSV), com validade para 30 dias, onde deverá ser protocolado junto ao Detran pelo proprietário do veículo, para que o mesmo seja desbloqueado.

Veículos Recuperados de Sinistro